Ingredientes
Para o Cabrito
Para o Cabrito
- 2 Pernas de Cabrito
- Especiarias (pimenta preta, cominhos, sementes de funcho, ervas de provence e canela)
- Sementes de 1 Malagueta
- 2 dentes de Alho
- 1 colher de sopa de Vinagre
- 1 Cebola Roxa
- 1 Cebola Branca
- 2 Cenouras
- Raspas de 1 Limão
- 1 Copo de Vinho Branco
- Tomilho, alecrim ou rosmaninho fresco
- Mel
- Sal
- Azeite
Para o arroz de cogumelos
- 500 gr Cogumelos Brancos
- 250 gr Arroz Carolino
- 1 Alho-Francês
- 3 Folhas de Louro
- 5 dentes de Alho
- Salsa Picada
- 1 colher de chá de Molho Inglês
- Sal e Pimenta
- Azeite
- Água
Preparação
- Quando se cozinha carne de cabrito convém temperá-la bem, pois é um tipo de carne com um sabor muito intenso. É mesmo aconselhável deixá-la temperada durante 8 a 10 horas, para marinar antes de ser cozinhada. Nesta receita, ao invés de usarmos a típica vinha d'alhos, vamos temperar o cabrito com especiarias: pimenta preta, cominhos, sementes de funcho, ervas de provence e canela. Num pilão misturamos estas especiarias com as sementes da malagueta, um fio de azeite, uma pitada de sal, os dentes de alho picados e uma colher de vinagre. Nesta fase, podemos usar também um bocadinho de mel para ajudar a que o cabrito crie uma crosta dourada e bonita. E, finalmente, batemos todos os ingredientes do tempero até formarmos uma pasta. É com esta pasta que vamos massajar bem a carne do cabrito.
- Antes de colocarmos a carne temperada no forno, convém pré-aquecê-lo a 220ºC. E enquanto o forno aquece, terminamos de preparar as pernas do cabrito. Numa assadeira, cobrimos o fundo com azeite e fazemos uma “cama” com as cebolas e as cenouras cortadas grosseiramente. Dispomos as pernas de cabrito por cima dos legumes, polvilhamos com raspa de limão e regamos tudo com um copo de vinho branco, para que a carne não seque. Se tivermos tomilho, alecrim ou rosmaninho fresco em casa, podemos usar algumas folhas para encimar o cabrito. Finalmente, a nossa carne está pronta a ir ao forno, onde vai assar durante cerca de 1 hora. Isso dá-nos muito tempo para tratar do acompanhamento: o arroz de cogumelos.
- Numa panela, aquecemos o azeite e refogamos o alho francês picado finamente (apenas a parte branca), os dentes de alho bem picados e as folhas de louro. Assim que os alhos começarem a ficar transparentes, cortamos os cogumelos em 4 partes e juntamo-los ao refogado para cozinharem e escurecerem antes de adicionarmos o arroz. O arroz é acrescentado logo depois da salsa e fica a fritar durante 1 ou 2 minutos, temperado com sal e pimenta. Por fim, acrescentamos a água, apenas mais 10% que a medida do arroz, o molho inglês e tapamos o tacho, deixando cozinhar em lume brando durante 12 minutos. Passado esse tempo, desligamos o lume, deixamos repousar durante 3 minutos e só depois servimos.
Sem comentários:
Enviar um comentário